Sócrates e os elfos

Algumas folhagens se agitavam. O barulho que o vento fazia entre as copas das árvores se misturava com os pequenos ruídos das criaturas. As mais variadas, diga-se de passagem. Orelhas peludas, pés descalços, seres com um olho só: tudo era possível.

Apesar de haver uma multidão, todos estavam muito compenetrados, até mesmo os calouros, ainda pouco habituados àquele ambiente. Faziam anotações de dúvidas e formulavam perguntas mirabolantes para sabatinar o orador mais preparado. Não perdiam nenhum detalhe.

Fui o responsável por anunciar o palestrante daquela noite. E assim foi. No entanto,
os aplausos calorosos perderam-se no tempo e espaço em que existiram. O palestrante não apareceu.

Uma hora depois, todos ainda aguardavam o misterioso convidado. A mesa organizadora já se desculpava pelo ocorrido. Muitos se levantavam (cada qual à sua maneira pitoresca), partindo sem maiores esclarecimentos. Rostos decepcionados e pequenos insultos eram facilmente detectados. A avidez inicial, compreensível pela relevância vital daquele discurso não pronunciado, transformou-se em desânimo coletivo.

No entanto, uma mensagem chegou nesse exato instante. Uma voz sem corpo entoou as palavras de um texto formulado em linguagem quase telegráfica:

“Caros iniciados,

Agradeço a presença de todos.
Desculpo-me pela minha ausência.
Não me interpretem mal, mas ela não era necessária.
Qualquer coisa que eu dissesse, vocês já saberiam”.

Com isso, unicórnios, magos e toda a sorte de seres mágicos, retiraram-se. As dúvidas ainda eram muitas. Mas uma única certeza bastava: tal como aquele homem grego, sabiam que as piores trevas estão naquele que não conhece a si próprio.

4 comentários:

  1. Vivo e vivemos tentando conhecer outros lugares, outras pessoas.
    Mas o lugar mias complicado de conhecer é nosso interior. A pessoa mais difícil de se conhecer realmente é a si próprio. Pessoas passam anos, as vezes até morrem sem saber quem verdadeiramente eram.
    O autoconhecimento pode ser algo extremamente dolorido, pois pode trazer verdades não tão legais e aceitáveis.

  2. Não li e não gostei!
    Desculpa.
    Mentira
    que eu não li é verdade
    mas que eu não gostei eu não sei ainda.

    depois de ler eu comento de verdade

    esse foi só pra registrar a passagem

  3. ok, vou completar sua passagem:

    Certamente eu não estava disposto, naquele momento, a falar demasiadamente para toda aquela corja de alunos. Sem pestanejar, fiquei lá, deitado sob aquela pedra quão gélida como meu próprio sangue ou a mais nova gota de orvalho da madrugada.
    Percebi que em um certo instante, tudo sobre a pedra, e consequentemente sobre mim, caia e pesado ficava. Sentia naquele momento o peso de toda uma humanidade, quase que debruçada sobre meu ser, sem ao menos me ver.

    Ao darem as costas no salão de reuniões, ninguém (apenas um pequeno duende de olhos verdes) olhou para o sul.

    continua...

  4. Carol!!!!!

    Só estou registrando minha passagem, pois só terei vida de verdade no domingo...rsrsrsrsrs

    beijos.

    Obs: adoro figura de linguagem...